sábado, setembro 22, 2007

Workshop - Conhecendo o CMMI

Olá, pessoal!

No último sábado (15/09) realizamos um Workshop no Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) onde o tema foi "Conhecendo o CMMI".

Estruturei o Workshop buscando atingir os seguintes objetivos:

  • Apresentar de uma forma prática e divertida o modelo CMMI, seus benefícios e alguns cases;
  • Questionar alguns “mitos”;
  • Compartilhar alguns “axiomas”.

Tivemos 14 participantes, boa parte alunos do UNIFIEO, alguns já trabalham na área de desenvolvimento ou análise de sistemas; também tivemos a presença de dois professores da instituição.

O público misto permitiu discussões bem interessantes, um dos pontos altos foi a discussão que tivemos sobre Gerência de Requisitos, os colegas compartilharam dificuldades e propostas de solução. Outra questão discutida foi a situação atual da maioria das empresas desenvolvedoras de software, onde o caos predomina e as coisas "simplesmente acontecem".

Esse evento marcou o início de um novo momento na minha carreira, até o ano passado minhas apresentações eram focadas em tecnologia Microsoft. Já faz algum tempo que eu desejava compartilhar os aprendizados que tenho adquirido após quase três anos trabalhando com CMMI, Gestão de Processos, Qualidade de Software, etc.

Neste primeiro Workshop pude coletar várias oportunidades de melhoria, elas serão refletidas na próxima turma (se Deus quiser teremos uma nova turma em breve). Segue resultado da tabulação das avaliações:


Agora, algumas fotos tiradas pelo meu amigo Carlos Cardoso:


Slide Inicial


Participantes


Exercício que fizemos para ajudar a empresa do Jack Bauer =)


Agradeço pela participação dos colegas e amigos e também por terem proporcionado um ambiente com ótima troca de conhecimento. A apresentação está disponível na área de downloads do Buteco.

Aguardo todos no próximo evento! ;-)

Fiquem a vontade para deixar seus comentários.

Muito obrigado.

Um abraço,
Alessandro.

[Observação] Aos colegas que visitam o Buteco mas que nunca ouviram falar de CMMI: Pretendo publicar, em breve, um artigo explicando o modelo. Por enquanto, fiquem a vontade para navegar pela apresentação utilizada no Workshop. Podem postar suas dúvidas nos comentários ou por e-mail.

Related Posts with Thumbnails