segunda-feira, dezembro 25, 2006

Quais são os seus valores?

Olá pessoal!

Recentemente assisti um filme muito interessante: O Diabo Veste Prada.

Recomendo fortemente que vocês assistam! A recomendação não é devido a aparição de 30 segundos da Gisele Bündchen (só descobri que era ela depois), mas sim porque o filme provoca uma grande reflexão...

O filme conta a história de Andrea Sachs, jovem recém formada que vai trabalhar como assistente da terrível Miranda Priestly (editora da revista Runway, grande publicação do mundo da moda).

Aos poucos, a jovem se vê inserida no mundo da moda, coisas que ela não concordava e conflitantes frente ao que ela acreditava começam a fazer parte do seu dia a dia. Até que um dia Miranda (a mejera) diz que enxerga muito dela em Andrea, nesse momento, Andy percebe que deixou seus valores de lado por causa do emprego (realmente, ela havia se afastado das coisas que amava e valorizava).

Vou parar por aqui para não contar o filme inteiro...

Com certeza após assistí-lo você vai refletir sobre seus valores, e o que tem feito com eles ao lidar com sua carreira ou outras áreas da sua vida.

Quantas vezes você precisou fazer algo que era contra seus princípios para satisfazer a vontade de um cliente, do seu chefe ou da empresa? Quantas vezes você desrespeitou os valores dos seus funcionários somente pensando nos resultados?

Será que vale (ou valeu) a pena? Deixo a proposta de reflexão...

Fiquem a vontade para postar seus comentários, concordando ou discordando.

Muito obrigado.

Um abraço,

Alessandro.

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alessandro, eu queria muito comentar, adoro argumentar, mas não vi o filme, então não me senti muito à vontade, rs.
Beijos.

Alessandro Almeida disse...

Olá!!!!

Recomendo que você assista o filme, para que possamos discutir sobre ele. =)

Um beijo!
Alessandro.

Anônimo disse...

Oi Alê,

Eu li o livro e depois vi o filme. Gostei do seu ponto de vista, contudo o que mais me marcou foi ver como algumas pessoas fazem de tudo para se promover, naõ respeitam e nem se importam com os demais, também o fato das pessoas serem 'descartáveis', não vale o quanto esforço se fez, simplesmente são largadas em um hospital, sem se importar se tal criatura só comia cenoura a meses... realmente vale a pena ver, pela diversão (pq é bem divertido) e para pensar a respeito de até que ponto vale a pena.
beijinhos.

Anônimo disse...

Olá Alessandro, muito bacana o texto!
A minha resposta é: Não, nunca vale a pena! Infelizmente o meio empresarial está cheio de pessoas corrompidas, pessoas que abrem mão de valores por tão pouco ou por nada. Sou da opinião de que temos que insistir em ser diferente para contaminar positivamente o meio em que vivemos.
Um abraço!

Alessandro Almeida disse...

Juliana e Jaque,

Agradeço seus comentários e concordo plenamente com os pontos levantados por vocês.

Um abraço,
Alessandro.

Pathy disse...

Vc anda sumido...
pra nã dizer que foi ano passado a ultima vez que vc apareceu por auqi, né... rsrsrsrs

=)

Alessandro Almeida disse...

Olá, Pathy!

Tudo bem?

Agradeço seu comentário e lembrança. =)

Estou preparando alguns posts, espero publicá-los em breve... =)

Bom (dando uma prévia), vamos começar falar um pouco mais sobre Estratégia do Oceano Azul e iniciar a discussão sobre Responsabilidade Social Empresarial. =)

Beijos!
Ale.

Anônimo disse...

Olha, existem males necessários, nos quais ou é você quem executa ou outro. Deixando de fazer, este outro vem e rouba seu espaço e faz por você, talvez até melhor..
Exemplo, sou totalmente contra spam, mas a empresa na qual trabalho desenvolve ferramentas para gerenciamento de mailing lists, newsletters, etc.. e sei que os clientes que utilizam da mesma possuem em suas listas e-mails que sem dúvida não requisitaram o cadastro. Eu não faço parte da equipe de desenvolvimento desta ferramenta mas já quebrei muitos galhos à eles..

Alessandro Almeida disse...

Olá, Rodrigo!

Primeiramente, quero agradecer sua visita e comentário!

Concordo em partes com você. Realmente existem momentos onde você não tem muitas opções e deve se sujeitar a algo que não concorda (obviamente, sempre usando o bom senso), mas é fundamental ter um plano traçado para mudar a situação no curto ou médio prazo.

Um abraço,
Alessandro.

Anônimo disse...

Isto só nos acreditar que o mestre Raul Seixas sabia do que falava quando dizia ser uma metamorfose ambulante. Valores mudam de acordo com vivências, crenças e dogmas e eles mudam para melhor ou para maior (quem conhece alguém que teve uma experiencia de quase morte sabe o quanto ela pode mudar)

Um monge zen-budista me disse uma vez para eu não descatar a impermancência das coisas (só os tolos a descartam, dizia ele). Ele pediu para eu prestar atenção na minha vida há 15 ou 20 anos atrás e então voltou a perguntar: "Reparou como todas aquelas prioridades naquela época eram na verdade bastante transitórias????

Eu posso ser muito ético e jamais cumrpir ordens que ferem o meu senso de ética, até o dia em que eu começo a passar necessidades e ver meus filhos passarem fome. Nesta fora, meus conceitos e prioridade vão natualmente sosfrer uma guinada

Obviamente trair seus valores morais por mais cargo, dinheiro ou status é puro orgulho e é completamente distinto de fazer a mesma coisa por total desespero e fome.

Alessandro Almeida disse...

Djalma,

Concordo com você, realmente os valores mudam com o passar do tempo; e o monge tem razão ao falar das “prioridades transitórias”, o que eu defendo hoje posso não defender mais daqui alguns anos.

É fato que os valores podem ser questionados no momento da “necessidade extrema”, mas muitas vezes vemos os valores sendo deixados de lado por causa da ambição (pelo poder, dinheiro, status, etc.). Posso afirmar que isso, infelizmente, tem sido cada vez mais comum na sociedade atual.

Acredito que as grandes questões de reflexão são:

1º - “Vale a pena deixar de lado meus valores?”
2º - “Precisa ser dessa forma? Será que não existe uma forma de atingir meus objetivos sem me 'corromper'?”

Muito obrigado.

Um abraço,
Alessandro.

Related Posts with Thumbnails