domingo, maio 20, 2012

[Grandes Empresários: Estilos de Gestão] Palestra com Jayme Garfinkel

No segundo encontro do curso Grandes Empresários - Estilos de Gestão tivemos uma palestra com o Jayme Garfinkel, presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Porto Seguro S/A.


A Porto Seguro nasceu em 1945 com 50 funcionários, hoje são mais de 10 mil. Em 1972, a empresa foi adquirida pelo Sr. Abrahão Garfinkel (pai de Jayme), alguns anos depois, após o falecimento do Sr. Abrahão, a presidência foi assumida pelo Jayme, que continuou o trabalho para garantir a posição de destaque mantida até hoje pela Porto. Ou seja, mais um palestrante qualificado para compartilhar suas experiências no curso.


Jair Ribeiro, Jayme Garfinkel e Ana Maria Diniz
Crédito da Foto: Casa do Saber - http://on.fb.me/Kqaddz 
Compartilharei com vocês algumas reflexões e conclusões baseadas na apresentação do Jayme (assim como no texto anterior, meu objetivo não é divulgar um resumo da palestra):

"As pessoas precisam sentir que trabalham em um ambiente justo."
Mesmo fazendo o básico, garantir que todos tenham a "percepção de justiça" não é uma tarefa simples, pois não basta criar e divulgar regras para aumento de salário, promoções, ajuda de custos para cursos, avaliação de desempenho, etc. quando há sempre a possibilidade de exceções para ajudar os queridinhos ou punir os rebeldes. Pior ainda se nem o básico acontece, o resultado é um ambiente de trabalho pesado e hostil, onde ninguém consegue "ficar", as pessoas simplesmente "passam" pela empresa.

"Lidere pelo exemplo."
Ouvir mais situações onde a liderança pelo exemplo faz a diferença, reforçam a importância desta postura. Se você já é, pretende ser ou pensa que é um líder, reflita sobre o que tem cobrado da(s) pessoa(s) que responde(m) para você. Mas não pense que isso só deve ser praticado nas ações para atingir os objetivos estratégicos ou para ser bem sucedido nas metas anuais, a liderança pelo exemplo também tem que ser praticada nos detalhes. Se você exige pontualidade, mas sempre chega atrasado nos compromissos, lamento informar que há um grande risco da sua equipe boicotá-lo silenciosamente. 

"Além de delegar, forneça autoridade."
Em outras palavras: Não adianta delegar uma tarefa para a equipe se você não dá espaço para que eles executem. Essa é uma característica de "líderes" inseguros e centralizadores. O verdadeiro líder tem segurança e maturidade para fornecer o poder e o espaço adequado à cada membro da equipe, conseguindo os melhores resultados de cada um e pavimentando o caminho para que todos se evoluam (inclusive ele). É o famoso empowerment.

"Quanto mais poder possui, mais solitário o líder fica."
Na realidade, quantitativamente é o inverso que acontece. Quanto mais poder acumula, mais pessoas desejam estar próximas do líder. A solidão está na qualidade das interações com as pessoas hierarquicamente abaixo do líder. Não é todo mundo que assume o risco de "se queimar" ao discordar ou questionar alguém poderoso. Durante as reuniões, quando o líder é o primeiro a emitir sua opinião, é grande a probabilidade da maioria concordar (mesmo que, no fundo, pense diferente). Bom, há quem goste deste clima de bajulação e de ter um séquito de "Amigos do Rei".


Qual é o desafio (também citado pelo Abilio Diniz, durante a primeira palestra do curso)? Conseguir sair do isolamento, incentivando a equipe a participar de forma verdadeira no processo decisório.

"É fundamental saber ouvir."
Quantas vezes já te falaram que escutar é diferente de ouvir? Pois é... E não basta ficar quieto enquanto o outro fala, ouvir vai muito além disso. Recomendo que vocês leiam o ótimo artigo publicado na edição de fevereiro do McKinsey QuarterlyThe executive’s guide to better listening.

"O funcionário precisa sentir que faz parte do negócio."
A sensação de pertencimento faz com que as pessoas realmente se dediquem e vistam a camisa da empresa. Permitir a participação de todos na definição das metas (individuais e da área) e a correta descentralização do poder são duas formas de começar a provocar esse sentimento. Sobre a definição de metas, sugiro que leia o texto que publiquei em dezembro: Final de Ano, Fechamento de Metas e o Conflito de Agência.

"O líder precisa saber usar a intuição (no momento certo)."
Nem sempre é possível tomar decisões baseadas em relatórios e gráficos, ás vezes, não há informações suficientes ou o tempo não permite uma avaliação criteriosa das opções. Nesses momentos, a intuição do líder faz a diferença entre uma decisão boa ou ruim. No meio de tantos livros, artigos e ferramentas que podem ajudá-lo a usar a intuição lembre-se sempre que...
"Pior do que tomar a decisão errada é não tomar nenhuma decisão."
"O sucesso tem vários pais, mas o fracasso é órfão."
A primeira frase foi dita por um consultor muito experiente, com quem trabalhei entre 2008 e 2009. A segunda frase foi citada em um dos episódios da 2ª temporada da série Boardwalk Empire. Lembre-se delas quando for tomar uma decisão (principalmente se for usar a intuição).


"Prestigie seus funcionários."
Na correria maluca do dia-a-dia é normal esquecermos de comemorar as vitórias e celebrar os momentos importantes. Nem todo mundo faz questão de confete, mas todos desejam algum tipo de reconhecimento pelos resultados positivos. Quando o reconhecimento vem da forma que o funcionário espera, a relação "líder-liderado" entra em um ciclo virtuoso, gerando mais empenho e dedicação. Mas lembre-se, é fundamental entender o que cada membro da sua equipe busca!


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Embora tenham princípios parecidos, o modelo de gestão do Jayme Garfinkel é nitidamente diferente do Abilio Diniz. Não é possível afirmar qual é a melhor forma, pois isso depende dos critérios de avaliação. Mas posso concluir que cada empresário tem sido bem sucedido na tarefa de construir uma história de sucesso, não é por acaso que são líderes em seus segmentos.


Se você já épretende ser ou pensa que é um líder, tenha humildade para aprender com os mais experientes, ousado para testar novas práticas e ágil para trocar o que não funciona antes que faça estragos na equipe.
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Agradeço sua visita!

Um abraço,
Alessandro.

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