sábado, junho 17, 2006

Inovação do Valor: Rompendo com os alicerces na gestão estratégica

Boa noite a todos,

Quem me conhece sabe que tenho grande interesse pelo tema Gestão Estratégica, mais especificamente o Balanced Scorecard tem sido tema dos meus estudos em algumas horas vagas.

Seguindo a linha da Gestão Estratégica, recentemente li um artigo de 4 páginas intitulado Inovação do Valor: Rompendo com os alicerces na gestão estratégica. Esse artigo foi escrito por Marcelo Fernandes, consultor da Symnetics.

Quem leu o livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, vai aproveitar melhor as idéias defendidas pelo autor, mas isso não é pré-requisito. Marcelo Fernandes faz uma comparação entre a inovação do valor defendida no livro e a agregação de valor defendida por Michael Porter.

As diferenças ficam bem claras ao compararmos os dois conceitos, a Inovação de Valor acontece quando um novo mercado é criado, tornando a concorrência totalmente irrelevante (é aí que a empresa entra no Oceano Azul), um dos exemplos citado no livro é o Cirque du Soleil (que estará no Brasil entre agosto e outubro). Porter defende a idéia de que a empresa deve agregar o máximo de valor ao produto de modo que fique sempre a frente da concorrência, ou seja, esse é o Oceano Vermelho.

Mas o fato é que a empresa não estará sempre em um Oceano Azul! Por mais “inovadora de valor” que ela seja, sempre terá de lidar com os concorrentes que entrarão, na melhor das hipóteses, no mercado criado por ela. Não tem jeito, se a empresa quer mesmo ser (mais) competitiva deverá ter habilidade para navegar nos dois oceanos.

Mas, dito isto, a estratégia concebida deve ser pensada fora das fronteiras atuais, de modo que cada vez mais Oceanos Azuis sejam criados.

Minha opinião está fortemente expressa nesse texto, mas se desejarem ler o artigo do Marcelo Fernandes poderão acessá-lo através do link:

http://www.symnetics.com.br/documentos/news/25_Inovacao_do_Valor.pdf

É isso aí pessoal! Fiquem a vontade para comentar!

Um abraço e bom domingo para todos!

Alessandro.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Alessadro,

Me chamo Wladimir, tenho MBA em marketing pela ESPM e sou professor do MBA em marketing da ESAMC de Uberlândia-Minas. Durante uma apresentação de um dos meus grupos de MBA em gestão empresarial, um professor convidado que estava na banca críticou terrívelmente a estatégia de diferenciação proposta pelos alunos, o que me pareceu algo sem fundamentação. Após o término da banca falei com o professor e questionei qual o motivo de tal abordagem. Ele me relatou que aquilo não funcionaria pois a empresa não estava criando nada de novo. Como lí o trabalho do grupo, e verifiquei que as análises realizadas estavam corretas, questionei o professor sobre em quais pontos a diferenciação pecava. Após mais uma ou outra pergunta ele me falou sobre o livro a Estratégia do Oceano Azul. Não havia lido esse livro ainda, mas imediatamente promovi uma busca na rede para me inteirar do assunto. Foi assim que cheguei aqui. Gostaria muito de trocar algumas idéias com você sobre o tema, pois notei que você tem uma visão crítica aguçada. Se possível envie um e-mail para mim:
dwlads@hotmail.com
Muito obrigado.

Alessandro Almeida disse...

Boa tarde Wladimir!

Muito obrigado pela mensagem!

Espero que nos visite outras vezes!

Realmente a proposta de inovação de valor defendida no livro "A Estratégia do Oceano Azul" precisa ser mais divulgada e utilizada. Vamos conversar mais sobre o assunto!

Um abraço,
Alessandro.

Anônimo disse...

Olá Alessandro,

Estou passando apenas para parabenizá-lo pelos comentários tão críticos e pertinentes sobre os assuntos que você aborda. Estou fazendo um trabalho na faculdade sobre A Estratégia do Oceano Azul, e sua´página e sua apresentação em slide foram fontes muito importantes para mim! Brigado e sucesso aí! Deus te abençoe mto!

Abraço,
Vinícius

Alessandro Almeida disse...

Vinícius,

Bom dia.

Agradeço pela sua visita e comentário! Fico feliz que o material tenha sido útil.

Um abraço,
Alessandro.

Unknown disse...

Oi Alessandro!

Me chamo Aline e estou cursando o primeiro ano de Administração, e recentemente fui convidada por um amigo a desenvolver uma IC, o tema proposto foi "A estratégia do Oceano Azul", estou pesquisando bastante sobre o assunto, vi sua comunidade no orkut e até pude ver que entre seus membros participantes está o referido Marcelo Fernandes. Ainda estou no inicio de meus estudos, mas acredito que terei muitas dúvidas e precisarei de opiniões alheias, estou conversando com o maior numero possivel de pessoas sobre o assunto.
Se ñ se importar anote meu e-mail e passe-me o seu por lá se preferir:
asp.aline@hotmail.com

Além de precisar, gosto de discutir sobre o assunto. Logo de primeira, gostaria de lançar-lhe uma duvida que me surgiu: Por que quase ñ vemos o tema em discussões, sendo que alguns temas, como liderança por exemplo estão sempre em alta?! A estratégia do oceano azul é muito boa, entretando pouco divulgada e até pouco utilizada pelo que me parece... pq vc acha que isso acontece?!

Obrigada pelo espaço e Parabéns pela iniciativa! ;D

Alessandro Almeida disse...

Aline,

Boa tarde, tudo bem?

Primeiramente, obrigado pela visita e comentário!

Concordo com você, realmente o tema "Inovação de Valor" não é tão comentando ou discutido. Na minha visão (veja bem, não estou me baseando em pesquisas), a maioria dos temas que envolvem "gestão estratégica" são pouco discutidos (ou não são discutidos como poderiam ou deveriam).

Mas, por que isso? Acredito que a resposta é simples... Normalmente, nos preocupamos mais com o hoje do que com o amanhã. Focamos em assuntos que nos ajudam a apagar os incêndios de hoje; as preocupações de amanhã acabam ficando, literalmente, para amanhã.

Além disso, especificamente no caso da "Inovação de Valor", uma empresa que deseja definir um "processo para criação de oceanos azuis" deverá investir pesado em algo que não possui retorno garantido (sem contar que deverá continuar competindo no "oceano vermelho"), ou seja, é um risco que poucos desejam correr.

É por isso que me atrevo a dizer que muitos oceanos azuis são criados "por acaso" (vide o caso do Playcenter, que eu comento na palestra que fiz sobre o tema: http://batepapodebuteco.blogspot.com/2008/05/palestra-estratgia-do-oceano-azul-ol.html), são poucas empresas que possuem uma estrutura que suporte a inovação.

Falando em inovação... Acredito que vale a pena dar uma olhada nos links abaixo:

http://whatmatters.mckinseydigital.com/innovation/innovation-what-s-your-score
http://batepapodebuteco.blogspot.com/2006/12/estratgia-do-oceano-azul-o.html

Mais uma vez, agradeço a visita e o comentário postado. Desculpe pela demora.

Um abraço,
Alessandro.

Related Posts with Thumbnails