domingo, junho 18, 2006

Senge, Porter, Kaplan, Norton, Piaget et alli1

No livro A Estratégia em Ação, mais especificamente no capítulo 11, Kaplan e Norton falam sobre o processo de “aprendizado estratégico”. De que adianta você definir uma estratégia e colocá-la em
prática se não puder aprender com ela? É como eu digo: Nossa vida é um eterno aprendizado.

Dito isto, quero recomendar o artigo O Processo de Gestão Estratégica como processo de aprendizado, esse artigo tem 12 páginas e foi escrito por Saulo Bonassi, ele é gerente na Symnetics (consultoria de Gestão Estratégica).


No artigo o autor fala sobre as dificuldades de se implantar um ciclo de aprendizado estratégico na
organização e também sobre a importância de se estabelecê-lo. Ele defende a idéia da aprendizagem em circuito duplo, desenvolvida por Chris Argyris (1977).

Algo que achei muito interessante no artigo é que o autor se baseia em autores de Estratégia (Porter, Kaplan, Norton, Mintzberg), Aprendizagem Organizacional (Senge e Argyris) e Pedagogia (Piaget), isso caracteriza a interdisciplinariedade2 do tema.

Para quem desejar acessar o artigo basta clicar AQUI.

Notas:

1 - Et al ou et all? Nenhum dos dois. Essa expressão vem do latim e é, na verdade, et alli, significando "e outros". Em português, normalmente não se abrevia a expressão (o que é comum em inglês, com o et al. - por isso, nesse caso, o ponto é obrigatório). Informação retirada do site: http://homepages.dcc.ufmg.br/~dorgival/misc/recomendacoes.html

2 – Não sei se essa palavra existe, mas minha intenção é remeter ao termo "interdisciplinar".


É isso aí pessoal! Comentários são muito bem vindos!

Um abraço,

Alessandro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails