domingo, março 02, 2008

Como estão nossos projetos?
Parte II

Olá, pessoal!

Sugiro que todos leiam no BLOG do Paulo Vasconcellos os comentários que ele fez sobre o estudo Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2007. Seu texto complementa muito bem o que colocamos no texto anterior.

Um dos pontos que ele cita é a questão do alinhamento estratégico dos projetos. O estudo mostra que o alinhamento dos projetos à estratégia da organização é algo que deve ser melhorado (e muito!):

"(...)18% das empresas pesquisadas dizem ter seus projetos "sempre alinhados ao planejamento estratégico da organização". Outras 48% juram que "quase sempre" se alinham - mas têm "genuína preocupação" com isso. Deu 66%, certo?" (trecho extraído do BLOG do Paulo Vasconcellos)

O fato é que a estratégia, por si só, é um "problema" dentro de muitas empresas. Desconheço um estudo que mostre como ela é tratada, mas observo que em algumas organizações a estratégia é "chutar a bola e sair correndo".

Ou seja, como os projetos podem ser alinhados com uma estratégia que não existe (ou só consta no papel)? Pois é... É em ambientes como esse que a gente observa uma série de iniciativas e projetos totalmente sem propósito, mas este é um outro assunto.

Os comentários deixados no post também foram muito interessantes! Mas quero destacar o comentário da Tânia Leal, onde ela fala sobre a importância das pessoas no sucesso dos projetos:

"O que é mais importante em tudo isto, é ver o quanto profissionais como você e outros no ercado estão envolvidos nos projetos de melhores práticas de Gestão. Isto é sadio e importante ara a mudança futura que você propos e seus colegas concordaram. O que ainda tenho insistido com alunos e pessoas que trabalham comigo, é que independente do método, tudo é executado or pessoas, e pessoas são 80% do resultado de um projeto, então, qualquer que seja a metodologia tilizada, nunca devemos esquecer a razão do sucesso da aplicabilidade dos métodos: as PESSOAS (que fazem e os clientes). Com a mente aberta, com certeza os profissionais podem assimilar o que há de melhor nos vários métodos, sem ficar "engessado" em uma única forma de condução. (...)"

Com certeza, o fator humano é o item mais importante para o sucesso de qualquer projeto! Processos e tecnologia devem atuar como ferramentas para ampliar o potencial de cada um.

Muito obrigado.

Um abraço,
Alessandro.

chutar a bola e sair correndo: Frase utilizada pelo meu colega Wlamir Lázaro.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails