domingo, junho 18, 2006

Porque Bate Papo de Buteco ou Conversa de Buteco?

Boa noite pessoal!

Porque meu blog se chama Bate Papo ou Conversa de Buteco (vejam que é bUteco e não bOteco)?!?!?!

Acredito que vale uma explicação para não gerar "entendimentos desentendidos".

Para entender o todo, vamos começar pelo significado das palavras:

CONVERSA: Pesquisei no Houaiss e ele trouxe 6 significados para a palavra "conversa", vou postar
aqui a que mais se aplica a expressão "Conversa de Buteco":

"troca de palavras, de idéias entre duas ou mais pessoas sobre assunto vago ou específico; colóquio, conversação" - fonte: http://houaiss.uol.com.br

BOTECO: "pequena venda tosca onde servem bebidas, algum tira-gosto, fumo, cigarros, balas,
alguns artigos de primeira necessidade etc. geralmente situada na periferia das cidades ou à beira de estradas; birosca" - fonte:
http://houaiss.uol.com.br

"CONVERSA DE BOTECO": O que se conversa em boteco? Simplesmente de tudo! A galera vai
ao boteco para afogar as mágoas de um amor perdido até para discutir política.
É lá que você encontra os melhores técnicos de futebol, os políticos mais honestos e por aí vai. Quantas vezes na minha infância fui ao boteco que tem perto da minha casa para comprar um doce*
e via a galera tomando uma dose de Cynar ou um rabo de galo e discutindo a escalação da seleção da Copa do Mundo de 1994, ou então fazendo cálculos de conversão do Cruzeiro para URV (Unidade Real de Valor - quem se lembra? desenterrei essa... hehehehe).

BUTECO: Segundo o "Vocabulário Alessandrino"*, Buteco pode ser interpretado como qualquer lugar onde duas ou mais pessoas se reúnem para discutir qualquer tipo de assunto. Entenda QUALQUER TIPO DE ASSUNTO como QUALQUER TIPO DE ASSUNTO, ou seja, desde "Porque o céu é azul?"* até "Quais as chances do Brasil de ganhar a próxima copa do mundo?". Entenda QUALQUER LUGAR como QUALQUER LUGAR, ou seja, desde o banco da praça até um restaurante.

"CONVERSA DE BUTECO": Qualquer tipo de assunto discutido em qualquer lugar.

Quem me conhece sabe que gosto de variar nos temas. Isso pode ser observando nas revistas
que eu leio:


(Tem outras que não leio todos os meses, portanto não irei citá-las.)

Resumindo: Estabeleço uma real "Conversa de Buteco" por aqui, onde o BUTECO é o meu espaço aqui no BLOG. Portanto, sejam bem vindos! Podem pedir a dose de qualquer coisa e a porção de mortadela com limão e entrem na conversa!

Um abraço,

Alessandro.

Observações:

doce - Na minha infância uma das alegrias da molecada era ter 10 centavos para comprar doce nos bares do bairro. Entre as opções de "doce" que tínhamos estavam pé de moleque, doce de amendoim, maria mole, doce de leite e por aí vai.

"Vocabulário Alessandrino" - Vocabulário do Alessandro... Hahahahahaha... Como tenho o hábito de criar palavras ás vezes, resolvi criar o vocabulário alessandrino =P Duas palavras que fazem parte dele são "buteco" e "joselíptico".

"Porque o céu é azul?" - O Sol emite luz branca, composta de todas as cores visíveis em um arco-íris. A luz ao atravessar a atmosfera terrestre, colide com as moléculas de ar, podendo ser dispersada ou absorvida.

Embora as taxas de dispersão e absorção dependam de fatores como a umidade do ar, quantidade
e tipo de partículas suspensas, entre outros (é por isso que o céu nem sempre é azul), podemos dizer que de modo geral o Céu é Azul porque:

  • A dispersão ocorre com muito mais intensidade para as ondas luminosas de freqüências altas, como o azul e o violeta. Desta forma, quase toda a luz de cor azul é espalhada ao redor do céu em todas as direções.
  • As ondas luminosas de baixas freqüências, como o vermelho e o laranja, quase não sofrem dispersão ao atravessar a atmosfera, portanto atingem em maior quantidade a superfície da Terra.

(fonte: http://www.vestibular1.com.br/duvidas/duvidas_fisicaII.htm)

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alessandro!

Assim como o blog, o nome escolhido está perfeito!

Beijos,
Priscila.

Alessandro Almeida disse...

Olá Priscila!

Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

Espero que nos visite outras vezes!

Um beijo,
Alessandro.

Anônimo disse...

oi entrei de bobera
com vontade de discultir
sobre o socialismo e sua
limitações
nem sei se esse é o local adequado
mas.......ñ custa tentar.......

Alessandro Almeida disse...

Olá, Anônimo!

Agradeço sua visita e comentário!

Podemos discutir esse assunto no meu outro blog (alessandroalmeida.blogspot.com). Se quiser continuar o diálogo, fique a vontade para me enviar um e-mail ou postar um novo comentário.

Um abraço,
Alessandro.

Related Posts with Thumbnails